sábado, 10 de outubro de 2009

Definição de Marketing Viral

Técnica de marketing que promove a identificação do consumidor, com produtos, serviços ou ideias e tem por base a propagação entre redes sociais.

A susceptibilidade de um indivíduo ficar "infectado" (i.e. aceitar a ideia) fará com que ele partilhe essa ideia com os outros indivíduos da sua rede social "infectando-os").

O objectivo dos marketeers interessados em criar campanhas virais de sucesso é o de identificar os indivíduos com um elevado número de Ligações Sociais Potenciais (Social Network Potential - SNP) por forma a que a probabilidade da ideia ser passada seja elevada. E depois, manter a impressão de transmissão de informação espontânea, para garantir a que as defesas (anti-corpos) dos futuros contaminados esteja em baixo.

A sua velocidade de propagação é dada por uma equação diferencial não-linear simples de primeira ordem, que depende de 2 variáveis:
- Social Networking Potential (SNP) .
- Tamanho Total da População.

O seu crescimento inicialmente é exponencial (quando SNP > 1) e depois à medida que a saturação começa, o crescimento desacelera e na maturidade, o crescimento pára conforme evidencia o gráfico:














Incluiu-se um video exemplificativo muito esclarecedor de como usar o Marketing Viral para vender sabão:

1 comentário:

  1. Quem quiser entender melhor matemáticamente a Curva Logistica fica aqui o link no Wikipedia

    ResponderEliminar