Técnica de marketing que promove a identificação do consumidor, com produtos, serviços ou idéias e tem por base a socialização dos consumidores (tribo).
As acções desta técnica caracterizam-se essencialmente por se direccionarem a grupos de pessoas (tribos) que partilham ideias, valores e interesses comuns e assim uni-las em torno de uma marca, empresa ou produto.
Esta técnica visa fortalecer os laços existentes com o consumidor, i.e. fazer com que o consumo seja algo emocional. O marketing tribal preocupa-se então com a exploração do lado sentimental/emocional dos seus clientes em detrimento do lado racional. Preocupa-se em avaliar a personalidade, os sentimentos e motivações da sua "tribo" e desta forma personalizar cada vez mais os seus produtos/marcas de acordo com esta.
“Actualmente, pela sua própria definição, o marketing tribal prefere uma relação mais pessoal entre a organização e o consumidor. A Empresa deve entrar na tribo de forma cuidadosa e partilhar a mesma linguagem, emoções e rituais”.
(Cova, B., Kozinets, R., Shankar, A. (2007). Consumer Tribes. B.H. Catching).
Incluímos um video exemplificativo sobre como funciona o Marketing Tribal:
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